Thursday, February 07, 2008

TV license

Desde antes de vir morar em Londres, quando eu pesquisava sobre a vida aqui, os custos, etc, eu sei da existência dessa coisa chamada TV license. A TV license é uma taxa - cara - que a gente tem que pagar se tiver uma TV em casa. Não tem nada a ver com canais, Tv a cabo, essas coisas. Só por ter uma TV, mesmo que só com 5 canais abertos como é a nossa, tem que pagar. O mais inacreditável é que tem um preço para TV a cores e outro para TV preto-e-branco (alguém NO MUNDO ainda tem uma TV preto-e-branco???). Eu sempre achei essa taxa o ó. Afinal no Brasil, que é o Brasil, onde todo mundo cobra taxa de tudo o que puder e mais um pouco, não tem essa. Simplesmente por ter uma TV em casa, por ela estar ali, em cima do móvel da sala? Mas é assim.

Logo que nos mudamos para a nossa casa, recebemos uma carta falando disso. Uma carta grossa e ameaçadora, dizendo que aquela já era sei lá qual número de intimação que recebíamos, que diante da não-resposta eles tinham mandado oficiais em casa, mas que não estávamos, e que precisávamos responder com a máxima urgência senão teríamos que pagar multa de £ 1.000 e por aí vai. Diante de todo esse stress, liguei no número que a carta indicava e disse que não, não tínhamos TV, tínhamos acabado de nos mudar para Londres e que não tínhamos conhecimento de nenhuma outra carta recebida no imóvel. E ponto final.

Mas um tempo depois, finalmente compramos a TV. E nos lembramos da tal da taxa. E lá fui eu entrar no site pra ver como pagar. Ameaças e mais ameaças foi o que encontrei. Em todas as páginas, frases como "ninguém está livre da taxa", "estamos de olho", "nossos agentes trabalham todos os dias em busca de fraudes" e etc. Tinha até uma página especial, só contado casos de pessoas que recebiam os oficias e tentavam despistá-los até conseguir esconder a televisão.

Eu fui pegando um bode monstruoso da TV license.

Até que outro dia, conversando com amigos de amigos de amigos sobre a vida em Londres, o assunto surgiu. E eu escutei uma explicação que mudou completamente o meu conceito sobre essa taxa. O que acontece é que uma emissora de TV, normalmente (como no Brasil), vive - e lucra - de publicidade. Afinal, a transmissão é gratuita e a empresa paga suas contas todas com os anúncios que transmite entre os programas, merchandising nas novelas, etc etc. Só que isso acaba sendo mais complicado do que parece, porque os anunciantes passam a ter poder sobre a programação. E o conteúdo acaba sendo muito influenciado pela opinião dessas empresas que sustentam os canais. Afinal, ninguém vai ser maluco de fazer um programa que critique ou prejudique de alguma forma quem está colocando o dinheiro.
E a TV license serve pra isso. A gente paga pra ter um conteúdo completamente independente, informação livre e sem interferência de nenhum interesse. É triste pagar, mas dá gosto se pensar no que isso representa de verdade para as nossas vidas e as informações que chegam à nossa casa através da televisão.

Que tal? Acho que uma TV license no Brasil ia fazer muito bem pra todo mundo. Imaginem só como ia ficar o Big Brother! :-)

5 comments:

Anonymous said...

gostou do brownie? to devendo ainda um post com todas as coisas gigantes que temos por aqui!

entendo bem como são as ameaças nessas cartinhas... mas isso tb fica para um próximo post meu!

ah, e o banheiro ainda está sem chão! Mas o cara que veio falar espanhol e não polonês!

Anonymous said...

Oi Luciana,

Adorei seu Blog e em especial este post.
Parabéns e boa sorte!

Bj,

(CCSP e Mack)

Luciana said...

Du! Que surpresa boa ter você por aqui!
Aparece mais no messenger pra gente conversar! E volte sempre! :-)

Anonymous said...

Uhm... talvez eu seja suspeita para falar disso - afinal P&G é a maior anunciante do mundo - mas não concordo. Não acho que vai ser uma taxa dessa que vai realmente garantir a influencia dos anunciantes. Primeiro porque apesar da taxa, a principal fonte de receita dos meios, é a publicidade. Segundo, porque de fato, já vi várias vezes as TVs brasileiras falarem mal de seus anunciantes através dos telejornais e etc.
Lembra os casos de downcount? Os casos de taxas abusivas de bancos?

Acho que a liberdade de expressão no Brasil está bem acima dos interesses publicitários.

Estava conversando com o Diretor do Redbull ontem. E ele estava dizendo que apesar de ter oferecido uma grana preta para que a Globo chama-se a escuderia deles de Redbull racing team, o Galvão continuava chamando de RBT. Que isso tinha subido até os maiorais da globo e eles tinham sido inflexíveis, apesar do bom relacioanmento da Redbull com o canal. Que era uma questão de princípios.

Net, net eu acho um absurdo essa taxa!! E nada justifica a grosseria na cobrança.

PRONTO FALEI!
Bjs

Luciana said...

Hahah valeu pela opinião sincera, Ti! Acho que você tem razão sim, se essa ética realmente existir e for levada a sério. Fiquei feliz com o que você falou, mas ainda acho que não são tantas flores assim... pelo meu histórico em publicidade e mkt, recebimentos de ofertas de publieditoriais, etc etc etc... vc tb, vai?