Thursday, February 14, 2008

14 de fevereiro

Hoje é um dia muito especial.

Primeiro, e mundialmente famoso, hoje é o dia de São Valentim (Saint Valentine), o santo dos casais. Este dia é o "dia dos namorados" da Europa e América do Norte, onde 12 de Junho não significa nada. Vejam só a explicação da Wikipedia para a origem desta comemoração: "Durante o governo do imperador Claudius II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Claudius acreditava que se os jovens não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentine e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentine foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterius, filha do carcereiro, que conseguiu a permissão do pai para visitar Valentine. Os dois acabaram se apaixonando e milagrosamente ela recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentine”, expressão ainda hoje utilizada. Valentine foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C."

Aqui já estamos convivendo com essa data há pelo menos um mês, quando as vitrines e propagandas foram invadidas por coraçõezinhos vermelhos, pinks, rosas e todas as outras variações das cores que remetem ao amor. Mas a história, pra mim, continua sendo o motivo mais importante de comemoração. Um dia para homenagear um Santo que acreditava no amor e lutou contra seu imperador para manter essa chama acesa. Não é lindo?

Além disso, hoje também é o dia do aniversário da minha cunhada querida, a Marina. Que, por sinal, é co-responsável pelo meu encontro com o Ricardo. Ou seja, a Má é a minha Saint Valentine moderna.

E pra finalizar, hoje eu e o Ricardo fazemos 7 meses de casados.

:-)

Hoje é ou não é realmente um dia especial? Então que neste dia, todos os casais celebrem o amor em sua forma mais pura, mais bonita. Que a Má e todos os outros aniversariantes do dia renovem todas as suas esperanças e forças para entrar nesse novo ano de suas vidas cheias de coisas positivas incluindo, claro, muito amor.

Feliz Valentine's day, povo!

7 comments:

lcamara said...

nossa que lindo, adorei!
Happy valentine's day para vocês também, e que esses sejam os primeiros 7 meses dos próximos milhões! ;)
Beijos

π said...

Lindo!

E é Valentine's Day não somente na América toda (menos Brasil) e na Europa, como no Japão e Austrália também. Nesta semana li um texto sobre a importância deste dia para os japoneses, com as devidas adaptações e tradições.

"Rapi Barentaino!"

christiana said...

Parabéns pro casal, para a Marina e pelo Valentine's Day tb!!!
Ia colocar que em todos os países vizinhos o povo está a mil comemorando (não só na am. do norte). Tem um argentino aqui no escritório que fez um trocadilho em espanhol no msn..(acho que tá carente) e tá assim : "SIN VALENTIN"..beijos e boa viagem!

Anonymous said...

Lindo mesmo! parabéns pra vcs pelos 7 meses, comemorem em grande estilo na Bélgica!

E quem será que foi a minha Saint Valentine, dona Lu??!
Bjos!

Rodolfo Barreto said...

Boa pergunta: quem será que foi a minha Saint Valentine, Dona Lu?

Luciana said...

Ai que fofos vcs. Cada vez que eu lembro que eu dei uma ajudinha para vocês encontrarem seus amores, meu coração sorri :-)
Parabéns aos meus casais liiindos!!

Anonymous said...

Parabéns para a Marinaaaa e para todos os casais fofossssss!!!
Dia 14 também foi o dia do lançamento do plano inverno da P&G que me deixou literalmente LOUCAAAAAA!!!
BIG DAY FOR ALL OF US!!!
Beijos