Monday, November 12, 2007

Paris - a saga

Quando o Ric decidiu o que ia me dar de presente de aniversário, ele escolheu uma coisa que já estávamos, na verdade, sonhando desde antes de vir para Londres. No meu aniversário do ano passado, ficamos brincando que "no ano que vem, estaremos comemorando em Paris". E assim ele comprou 2 passagens do Eurostar, o trem que leva você do centro de Londres ao centro de Paris em míseras 2 horas e pouco, sem ter que se deslocar até aeroporto fora da cidade, sem 2 horas de antecedência pra fazer check-in, sem nenhuma frescura. Simplesmente ir até a estação aqui pertinho e entrar no trem.
Pra não ficarmos só 2 dias lá, o Ric resolveu consultar o calendário e até a minha colega de curso para achar a data perfeita: que tivesse algum feriado, que eu não tivesse aula, que pudesse juntar com um dia sem prova no curso dele, etc etc. Ele chegou à conclusão de que a data perfeita seria 14 de novembro: primeiro, porque 15 de novembro é feriado no Brasil e naquela época achávamos que, por trabalhar na Embaixada, eu não trabalharia em feriados brasileiros. Segundo porque juntaria com sexta-feira, dia 16, que tenho off (teoricamente eu só trabalho 4 x semana, com sextas-feiras livres, mas não têm acontecido muito ultimamente). E depois porque era o dia da inauguração da estação, que diz a lenda, será a mais linda de Londres.

Pra começar, eu só NÃO trabalho no dia 7 de Setembro. Todos os outros feriados brasileiros não significam nada pra mim.

Aí um mês depois de ter ganhado meu (vale) presente, ou seja, um mês atrás, eu descubro que o segundo evento mais importante da Câmara ia acontecer no dia.... 14 de novembro! E que euzinha seria a responsável sozinha por organizar tudo. E também por estar aqui no dia para que tudo corresse maravilhosamente bem.
Tentei trocar as passagens, mas não teve jeito. Ou jogávamos no lixo e comprávamos outras, ou nada feito. E essas duas passagens não tinham sido assim tão baratinhas. Chorei, expliquei, muito a contra gosto bati o pé e disse que não poderia ficar até o fim do evento. Trabalhei como uma louca para ter certeza que nada, nada vai sair errado no dia quando eu não estiver aqui. Contratei uma empresa de catering fantástica e não vou nem poder provar as delícias. Mas tudo bem, Paris é Paris né gente.

Aí este fim de semana o Nando, meu amigo que está lá, mandou recado pra mim dizendo pra eu mudar a passagem porque do dia 14 (o dia que eu chego) até o dia 18 (o dia exato em que vou embora) aconteceria uma greve de proporções inimagináveis e que Paris se tornaria um caos absoluto. Vejam o texto que roubei do blog "Conexão Paris":

"No dia da greve a gente tenta pegar um táxi, impossível. Desce em uma estação do metro na esperança de ver passar um, espera horas e quando enfim ele chega… Olhem o que acontece.
(vídeo de caos total)
Esta cena foi filmada na última greve de outubro.
Os jornais dizem que a greve do dia 14 vai ser difícil, uma confrontação entre governo e sindicatos em torno dos regimes especiais de aposentadoria. Nestes últimos dias os dois lados anunciaram que não vão ceder. O primeiro ministro avisou à população que a situação está complicada.

Preparem-se.".

E aí, para completar, hoje recebo um e-mail da minha mãe assustadíssima com a notícia que acabara de ler. Um baita incêndio destruiu um galpão no leste de Londres e cobriu uma parte da cidade de fumaça. Adivinhem? É de lá mesmo que sai o túnel do trem que vamos pegar.

1 comment:

Anonymous said...

Aiaiaiaiaaiaiaia N�o acredito!!! Vcs est�o planejando isso a tanto tempo!!!
Beijos