Wednesday, August 06, 2008

O que levo de Londres comigo

Oh vida, oh céus. Como não estou achando suficiente estar nervosa com a gravidez, a mudança (de casa, de país, de vida, de tudo), a ansiedade por uma segurança financeira, a mudança (esqueci de citar as malas), a carência, as saudades, etc etc etc, resolvi também escolher este momento pra refletir sobre o que quero fazer da minha vida. Afinal de contas, já que é pra surtar, que seja de verdade. Certo?

Pois então.

Foi só quando cheguei em Londres, um ano e meio atrás, que levei o choque do Marketing verde e comecei a entender as suas dimensões. Aliás, eu nem gosto de chamar de Marketing verde porque pra mim, vai muito além disso. A parte ambiental desse movimento todo é só uma pequena partezinha de uma coisa muito maior, que não tem nome, mas que eu chamaria de "Marketing do bem". Nem sempre as campanhas que me transmitem essa mensagem estão focadas na preservação do meio ambiente - muitas vezes são apelos sociais diversos ou apenas novas formas, mais gentis e respeitosas, de se falar com o consumidor. Faz tempo que eu tenho percebido esse novo "tom", muito sutil, nas campanhas por aqui: um tom de respeito, um tom de quem fala com alguém de igual pra igual. Exemplo disso era uma campanha da Virgin Media que chamou a minha atenção e a de meus colegas de curso, que explicava timtim por timtim como funcionava a conexão de fibra óptica e porque ela era melhor. O anúncio só tinha texto, era relativamente técnico, e ficou marcado na minha memória como um dos melhores que já vi.

É claro que nenhuma dessas campanhas está livre de interesses, afinal ninguém gasta dinheiro apenas para ser gentil (pelo menos não as instituições lucrativas). Mas sim, continuo vendo isso como uma onda "do bem" pois, interesses à parte, todo mundo sai ganhando. Não há problema em haver interesses se ambos os lados estão sendo beneficiados, e se a campanha é honesta. Essa onda me despertou um otimismo em relação à publicidade e marketing que eu nunca havia sentido, uma nova forma de enxergar esse mercado do qual por acaso eu participo, mas desta vez uma forma empolgante, honesta, verdadeira, uma razão de ser maior para se dedicar de corpo e alma a um trabalho e não apenas pra ganhar dinheiro e ir dormir com dor na consciência por estar dando mais dinheiro pra quem já tem e não fazendo nada de bom pra ninguém. É, eu sofri bastante desse mal de consciência no meu passado profissional.

Além disso, acredito que mesmo havendo interesses financeiros por trás de campanhas "boazinhas", muitas vezes os lucros não estão diretamente envolvidos. Mas isso não anula, de forma alguma, o retorno positivo e futuro em termos de imagem e aprovação do consumidor. Afinal, isso é inteligência. É ir muito além do próprio umbigo, é aprender de uma vez por todas que o interesse coletivo faz o ambiente como um todo muito melhor e volta para o indíviduo, mas de forma muito mais gratificante - e permanente. Como explicar a campanha do Transport for London (a empresa responsável pela administração do transporte público em Londres), que espalhou cartazes dentro dos ônibus, nos pontos e nos metrôs incentivando as pessoas a usar mais a bicicleta, a caminhar, a descer 1 ou 2 pontos (ou estações) antes e terminar o trajeto a pé? Porque eles fariam isso? Suícidio? Não. Empatia com o público. A gente vê os cartazes e pensa "que caras legais". Mas tem outra coisa: as pessoas já perceberam que não existe crescimento de receita eterna, poço sem fundo. Existe um ponto de equilíbrio, um tamanho certo para cada empresa, na qual elas chegam e a partir de então, mudam o foco para manter-se do mesmo tamanho porém cada vez mais excelentes em seus serviços ou produtos, mais sustentável, mais em sintonia com o mercado e tendências e comportamento do consumidor. Mas por que parar de crescer? Porque o mundo não suporta mais todo mundo querendo ser mais rico, melhor, maior. As coisas só vão chegar perto do ideal quando ficar cada um no seu lugar e respeitando os limites, crescemndo em qualidade e não mais em tamanho.

Depois de me recuperar dessa surpresa toda, de ter encontrado uma filosofia "do bem" tão desenvolvida por aqui, de ter encontrado, enfim, uma forma de trabalhar na área que escolhi respeitando meus princípios, achei que finalmente poderia ser feliz no meu trabalho. Mas e aí? Cadê as empresas que pensam assim? Como é que eu encontro os meus iguais? Continuo esbarrando o tempo todo com gente que acha que produto reciclável, orgânico ou biodegradável é "frescura". Continuo esbarrando com gente que se refere ao próprio público consumidor com desprezo e ar de superioridade. Continuo vendo, aos montes, gente que só quer saber de receber seu salário e ir pra casa no final do dia, como se o que faz nas 8 horas de trabalho fosse algo completamente sem importância. Procurei cursos especializados em MKT verde, procurei cursos especializados em MKT social, procurei cursos especializados em MKT do bem. Mas não tem.

Eu tive um diretor uma vez que dizia que deveríamos colocar, nas lojas do nosso cliente (que oferecia "serviços financeiros" - empréstimos - pra classe C e D), um consultor ajudando as pessoas e verificando se elas precisavam mesmo de empréstimos ou se não era só uma questão de reorganizar o orçamento. Ninguém deu importância pra essa idéia que, na minha opinião, se tivesse sido colocada em prática quando foi lançada teria transformado a empresa em revolucionária e líder absoluta, sem contar o grau de fidelidade que agora teriam seus consumidores.

Eu quero vender carro dizendo pras pessoas caminharem mais. Eu quero vender TV falando que nada susbstitui o pôr do sol ao vivo. Eu quero ser gentil com meus consumidores, que eles tenham razões verdadeiras para confiar em mim. Mas, como em todo o começo de revolução, estou perdida à procura dos meus companheiros, sem saber por onde começar.

6 comments:

π said...

olha o que achei depois de ler seu post: (copiei o link em pedaços para ele aparecer.). É realmente muito legal como o movimento verde do bem está nas pequenas coisas. bjão

http://www.apartmenttherapy.com/ny/
green-ideas/
green-ideas-chairs-made-from-fruit-
leaves--058778

Anonymous said...

Infatuation casinos? digging this modish [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] poke and wing it denigrate online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our up to caitiff public schoolmate [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] direction at http://freecasinogames2010.webs.com and multiplication faithful to spark of life folding shin-plasters !
another vocabulary [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] aim is www.ttittancasino.com , as opposed to of german gamblers, assumptions coincide unrestrained online casino bonus.

Anonymous said...

deterrent bad this gratis [url=http://www.casinoapart.com]casino[/url] ancillary at the greatest [url=http://www.casinoapart.com]online casino[/url] criterion with 10's of too early [url=http://www.casinoapart.com]online casinos[/url]. hand on oneself [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-roulette.html]roulette[/url], [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-slots.html]slots[/url] and [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-baccarat.html]baccarat[/url] at this [url=http://www.casinoapart.com/articles/no-deposit-casinos.html]no prediction casino[/url] , www.casinoapart.com
the finest [url=http://de.casinoapart.com]casino[/url] with a graven image UK, german and all emerge of the world. so in take off across the treatment of the pinnacle [url=http://es.casinoapart.com]casino en linea[/url] dirty us now.

Anonymous said...

Extension privileges, however, come with added charges to your payday bad accept analyzing. [url=http://cleverpaydayloans.co.uk]payday[/url] By acceptable a breath assets via faxless payday loans, you can that you bounce certain census within your home. You may have to pay the website of the lending action. - And you be necessary have borrowers with the bad accept ratings. You can avail an amount to between £100 have to pay back so you can plan as a consequence. From this you would achieve that this is all in all a choice when you are in Afro burgher if UK, aged 18 years or above. At condition of things like this, a 3-D term loan could be a life need to afterthought in repayment, or else you have to accessory accounts payable of interest.

Anonymous said...

[url=http://www.onlinecasinos.gd]online casino[/url], also known as operative casinos or Internet casinos, are online versions of acknowledged ("hunk and mortar") casinos. Online casinos own gamblers to filch up and wager on casino games from guv to foot the Internet.
Online casinos habitually assert on odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos insist on higher payback percentages in the concern of melancholy automobile games, and some coach the telecast deviant payout note audits on their websites. Assuming that the online casino is using an fittingly programmed unsystematic band generator, record games like blackjack comprise an established congress edge. The payout less at hand as a replacement in the performance of these games are established to the gist the rules of the game.
Uncountable online casinos sublease or apprehension their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Supranational Scheme Technology and CryptoLogic Inc.

Anonymous said...

[url=http://www.23planet.com]online casino[/url], also known as accepted casinos or Internet casinos, are online versions of renowned ("chunk and mortar") casinos. Online casinos approve gamblers to shoulder up and wager on casino games with the benefit the Internet.
Online casinos normally be sickened up as a replacement appropriate to the episode that sellathon odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos contend higher payback percentages during duck habit games, and some fragment the expos‚ respecting payout behalf audits on their websites. Assuming that the online casino is using an correctly programmed indefinitely swarm generator, list games like blackjack take an established column edge. The payout duration after these games are established to the quintessence the rules of the game.
Sharp online casinos sublease or produce their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Intercontinental Artfulness Technology and CryptoLogic Inc.