Sunday, August 17, 2008

Como as ações promocionais deveriam ser

Me chamou a atenção, logo que começou a ser veiculado, um comercial do Sainsbury's com o Jamie Oliver intitulado "Feed you family for a fiver". A idéia era uma versão mais elaborada da já bem conhecida ação promocional em que a rede de varejo contrata um conhecido chef que, usando os ingredientes disponíveis nas lojas da rede, elabora receitas apetitosas.

A diferença - que fez toda a diferença - desta ação, é que todas as receitas foram elaboradas para servir 4-5 pessoas (a família, em média) e cujos preços dos ingredientes não ultrapassassem os 5 pounds. Por isso o nome, que traduzindo, seria algo como "alimente sua família por 5 paus".
Eu achei genial, porque a ação atende à razão de ser de qualquer ação promocional, que é 1) aumentar as vendas e 2) aumentar o fluxo de consumidores nas lojas, mas também oferece benefícios reais ao cliente, que são 1) variar os pratos servidos nas casas, usando novas e criativas receitas, o que faz bem pro astral da casa e também para a saúde e 2) fazer isso gastanto muito, muito pouco. Em outras palavras, economizando e desperdiçando menos comida, pois os ingredientes estão sempre disponíveis naquelas quantidades, sem ter que comprar pacotes muito maiores e deixar um monte de sobras na geladeira.

Todas as receitas elaboradas foram devidamente impressas em folhetos e colocados à disposição nas lojas. E, pra completar, um fichário feito sob medida está sendo vendido por 0,49p para ajudar a organizar os folhetinhos na cozinha. Eu, claro, já estou colecionando os meus.

E hoje, domingão, sem nem uma cebola disponível na geladeira, do que eu me lembrei? Da campanha do Sainsbury's. E lá vou eu escolher uma das receitas e comprar os ingredientes para um almoção bem gostoso por menos de 5 pounds.

A campanha funciona ou não funciona?

(Confira aqui: http://www.sainsburys.co.uk/family/tasty+ideas/feed_family_for_a_fiver/watch_jamie/feed_your_family_watch_jamie.htm)

2 comments:

π said...

só não se esqueça de dividir a quatidade dos ingredientes por 2! Jamie Oliver nunca permitiria a filosofia do "faço em dobro, amanhã vai pro microondas".

mto legal mesmo! quero um desses aqui!
bjão

π said...

fui la xeretar o link e OMG... lamb minced? I wish THIS was my Sunday meal! bjo de uma família desprovida de utensílios domésticos (tá na mudança, só trouxemos 1 panelinha com a gente).