Monday, July 07, 2008

Sobre os ovos das galinhas soltas (ou os famosos free range eggs)



A primeira vez que eu ouvi falar disso, confesso que achei uma grande frescura. De fato, não deixa de ser uma preocupação-de-país-que-não-tem-nada-mais-grave-com-que-se-preocupar. Esse assunto inclusive já foi tema de post aqui (vide "A lavagem cerebral inglesa").
Mas como já dito, meia hora depois de programa, eu já estava convencidíssima de que sim, o mundo deveria parar de fabricar ovos de forma cruel, com galinhas amontoadas em gaiolas superlotadas sem poder ter direito ao mínimo de dignidade e alegria em suas vidinhas.
Eu não tenho o mesmo poder de persuasão e argumentação que os produtores desses programas certamente têm de sobra, mas eu garanto pra vocês que uma produção de ovos com galinhas livres, leves, soltas e felizes contribui sim para um mundo melhor. Não sei direito como, mas essa coisa de termos granjas menos industriais, gramados, tudo isso influencia de forma inconsciente a mentalidade das pessoas. As gerações futuras têm que saber o que é pisar descalço na grama, colher ovos de galinha, correr atrás de galo.

E uma das provas de que eu tenho razão e de que deve haver alguma explicação mais racional do que a minha para isso é essa: a Hellmann's acabou de anunciar que toda a sua produção de maionese no Reino Unido utiliza ovos free range, ou seja, de galinhas livres para (quase) voar.

Imaginem quantas galinhas essa atitude está salvando da crueldade. Viva as galinhas soltas!

Agora só falta a gente achar um jeito de os humanos viverem de forma free range também.

4 comments:

Anonymous said...

Já tinha lido o post do Antonio Prata sobre a Lei Seca. Ele é mto foda mesmo.

christiana said...

Lú, no Brasil nao conseguem nem acabar com briga de galo..aliás, lembra que o Duda Mendonça foi preso em um local ilegal onde faziam apostas \ brigas de galo?Imagina ele criando um anúncio pra Unilever pra libertar as galinhas??!...Infelizmente estamos muuuito longe de termos criaçao "livre" de galinhas para confeccção de maionese.

Não sei se sou cetica..mas, queria ver a mesma empresa ter coragem de fazer essa campanha mundial...Meu ponto é que é mto fácil lançar isto num país onde o 'ecologicamente correto' está na moda e vende mais.

Bjs

π said...

Acho cada vez mais impressionante o impacto do "mundo desenvolvido" sobre as nossas mentes brasileiras pensantes. E como depois de formações diferentes, profissões diferentes e países diferentes a gente consegue pensar tão igual? Sejam os ovos livres, a lei seca e os tomates orgânicos, não é super-duper-wow?

[suspiro]

Ah, e se vc concorda com a lei seca brasileira, dá uma lidinha então sobre o cinema no meu blog!

Anonymous said...

board cephtech running weakest incitement fatal dawn chember mathura ambiguous fcfymx
semelokertes marchimundui