Tuesday, July 15, 2008

Começou a despedida

SIM, eu sou dramática. E como boa dramática, começou a choradeira. Faltam menos de dois meses para irmos pro Brasil. E desta vez, pra ficar, sem Londres esperando a gente quando as férias acabarem.

Eu sei, eu sei. Quantas vezes repeti que nada superava o Brasil, com seu sol, seu clima e suas pessoas. E continuo achando isso. Mas é que é difícil se despedir de uma cidade linda, na qual passamos 1 ano e meio com um balanço bastante positivo. Bom, o fato de ser verão por aqui também ajuda a doer um pouquinho mais (se fosse inverno eu já teria adiantado a passagem).

Saber que estou indo embora está me dando uma visão diferente de tudo. Aliás, engraçado pensar nas tantas formas com que já enxerguei esta cidade.

Ontem foi uma noite especial. Nosso primeiro aniversário de casamento e fizemos um programa delicioso e bem londrino. Antes de me encontrar no final da tarde, o Ricardo passou no Whole Foods Market - um supermercado só de orgânicos - e comprou dois sanduichões e duas sobremesas. Colocou na sacola térmica, seguiu viagem pelo ônibus que circunda o Hyde Park e desceu aqui na Park Lane pra me encontrar na Embaixada.
Fomos juntos pro parque, alugamos duas espreguiçadeiras, abrimos nossos sanduíches e jantamos com os pés descalços na grama, o maior solzão das 7 da noite e circundados por famílias, grupos de amigos e solitários em geral que tiveram a mesma idéia.

Terminado o jantar, lá vamos nós pro metrô - algumas estações e já estávamos em Piccadilly, com suas hordas de turistas, seus teatros, sua vida que não pára. A peça a que fomos assistir vocês já sabem, está no post anterior.
Saindo do teatro, ainda fomos tomar um sorvete na Leicester Square. Pra quem não conhece, essa é a praça do cinema de Londres, com as mãos dos famosos estampadas nas calçadas e onde acontecem as premiéres dos principais filmes. Por que é que eu só fui descobrir que essa praça fica lotada de gente até mesmo às segundas-feiras tarde da noite? Teria me salvado de muitos fins de tarde tediosos.
Acho que de tão turístico, o programa me fez ter uma sensação de aproveitar a cidade como se eu estivesse de férias, sem compromisso, sem problemas. Curtindo Londres de uma forma diferente.
Tá aí. Acho que fingir umas férias no meio da rotina, mesmo que na cidade onde vivemos, dá um gostinho mais doce na vida.

Entramos no ônibus pra voltar pra casa, o ônibus preferido, o 23. Ele saiu de Piccadilly, passou pela Regent Street com suas construções imponentes. Lembro que a primeira vez que fiz esse caminho fiquei impressionada por essa rua iluminada à noite, suas lojas chiques, suas fachadas centenárias. Depois Oxford Street, o cantinho do Marble Arch que virou meu cantinho tão conhecido, por onde passo um monte de vezes todos os dias, a esquina mais conhecida de Londres pra mim. O Hyde Park, a Edgware Road forrada de mesas nas calçadas, mulheres de burka e letreiros indecifráveis.
E então Notting Hill, com suas casinhas chiques, seus jardins, seu clima de bairro tranquilo e descontraído...

Isso tudo já faz tanta parte de mim que vai ser muito estranho pegar o avião pra não voltar mais a fazer esse caminho.
Acho que um dia vou voltar pra Londres, pegar o 23 e chegar em Ladbroke Grove só pra relembrar. São essas lembranças, e não a do Big Ben, que vão ficar.

Mas enquanto isso, enquanto ainda estou aqui, vou sair pra almoçar, passar pelo cantinho do Marble Arch, pegar meu sanduíche e quem sabe comer no Hyde Park, sem pensar no que vou perder e nem no que me espera, apenas no que acontece agora. Usar toda essa emoção para o presente, não pensar em passado nem futuro. A vida é agora, agora ainda é Londres, e o Brasil será muito bem-vindo quando chegar de novo na minha vida.
Mas pode esperar mais um pouquinho.

5 comments:

Rodolfo Barreto said...

E assim se completa mais um ciclo. Para vocês aí, para mim aqui e, coincidentemente, para minha amiga Silvia Heilborn, que também está vindo pra cá. Seja "rebem-vinda" e que esse neologismo seja usado sempre para saudar e receber grandes amigos.

Daniel Luppi said...

Já têm data pra volta então?

já os espero com ansiedade pra festa de retorno, hein!?

bjos

π said...

tô me sentindo assim sobre Palo Alto... exatamente assim.

Marilia said...

E a vida começa a ser esta LINDA colcha de retalhos,fetas de momentos, lugares e pequenos e grandes prazeres que coletamos.
Be happy!!!
Tia Ma

Daniel Luppi said...

fiz menção a vcs em um post.
acho q é uma boa pedida para a despedida de Londres. Dêem uma olhada.
bjos