Friday, July 25, 2008

Alguém explica?

Sexta-feira de manhã e eu, gripada, levantei cedo para esperar minha amiga que está chegando em Londres vindo da Alemanha.

Nada de bom na TV, o livro não empolga, resolvo ler as notícias na internet. São sempre os mesmos que eu olho pra ter uma idéia geral do que está acontecendo pelo Brasil: Uol, Terra, Estadão.

Já tinha lido todas as chamadas mais importantes mas nada da amiga chegar, e então eu vejo uma chamada no Terra TV sobre Paris. Interessante. Mas assim que eu cliquei na chamada, fui direcionada para uma tela vermelha com a seguinte mensagem, em três línguas: "Conteúdo restrito - você está fora do Brasil e por isso não tem acesso a esse conteúdo".

???

Poxa, não é porque eu estou em outro país que sou leitora menos imporante do site. Estou me sentindo como se fosse uma traidora da nação, uma exilada, sem direito às notícias do Brasil (o fato de que eu estava tentando ver um vídeo sobre Paris é apenas um detalhe).

É como se algum leitor de alguma revista tentasse fazer uma assinatura para recebê-la fora do território nacional e escutasse como resposta "não, você está fora do Brasil e não têm mais direito a ler esta revista".

Será que existe algum impedimento técnico ou é só falta de consideração com os leitores distantes mesmo?

5 comments:

Anonymous said...

Não faz sentido... perguntei para o pessoal de internet da Leo e eles também acharam estranho. Eles vão perguntar para o Terra e se responderem te conto.
Bjo

Mariana van Deursen said...

Tentei achar o vídeo para descobrir o mistério, ver se ele se tratava de alguma coisa mto suspeita, mas não encontrei! continuo curiosa...
Bjos!

Marilia said...

Acho que talvez possa ser alguma coisa relaciona com direito de uso de imagem.
Muitas vezes fazemos filmes que são válidos para território nacional... Talvez tenha dedo de Ancine e Condecine, os orgãos que regulam esse assunto.
Puro chute...
Beijos

π said...

Opinião minha + advogado estudante do Bar:

Aqui nos EUA nós conseguimos assistir a todas as séries que passam em TV paga no Brasil pelo computador de graça no site da emissora. Isso porque o site "reconhece" o IP do computador, e se o programa passa de graça para qualquer americano, eu também posso assistí-lo.

Só que no Japão, desesperados para ver o último episódio do Big Bang, não tínhamos acesso ao vídeo.

É a mesma coisa. Infelizmente seu computador não tem o direito de abrir esse vídeo. E diferentemente da assinatura da revista, pela qual você paga ao assinar, aí em Londres você não teria acesso "gratuito" ao vídeo como no Brasil.

Não se sinta a leitora menos importante!

bjão

Juliana said...

A Marilia matou na mosca. Eh por causa de direitos autorais Lu. Por exemplo, aqui de Londres podemos assistir aos programas da BBC na internet, mas fora da Inglaterra eh bloqueado pois o direito de imagem nao se estende para fora desse territorio.

xx