Monday, June 30, 2008

Desabafo sobre o trânsito que me espera em SP

Por que, meu Deus, POR QUE, as pessoas reclamam tanto do trânsito de São Paulo, e ao mesmo tempo, não fazem absolutamente nada a respeito?!?!

Sabe aquele colega de trabalho que você tem, que vive reclamando, mas não sugere absolutamente nenhuma solução para o problema, e você o critica porque acha que ele é um completo inútil? Pois é. É assim que eu vejo o povo paulistano. Sério. Sem exceção, todo mundo com quem eu converso responde da mesma forma à minha pergunta sobre como anda São Paulo. "Não anda" é a resposta unânime. "Está um caos", "São Paulo parou". Mas e aí? O que todos continuam fazendo? Pegando seus carros e se enfiando no trânsito!!! É inacreditável. Repetindo o mesmo caminho todos os dias, por mais tortuoso e dolorido que seja, sem pensar em alternativas. Cadê o raciocínio e inteligência que deveriam ser particulares aos seres humanos?

Gente, bicicleta é uma coisa que pode ser bacana. Andar a pé também. Se o seu trabalho / escola é longe demais, arrume uma carona, acerte um rodízio com alguém. Todo mundo, sem exceção, pode fazer alguma coisa. Organizar rodízios com o pessoal do trabalho ou da escola, por exemplo, é fácil e não tem nem a desculpa de que pode ser perigoso (como no caso do site e-carona, que você se registra e acerta caronas com desconhecidos).
E ônibus e metrô, dependendo do roteiro e do horário, podem não ser tão ruins assim.
Eu sou preguiçosa. Não faço o tipo esportista. Mas eu prometo que quando estiver aí, vou procurar caronas e / ou caroneiros e de preferência, um trabalho perto de casa.

Outra coisa: as empresas podem muito bem começar uma cultura de priorizar contratações de pessoas que morem na região. Imaginem que lindo se todas fizessem isso. Nenhum carro na rua, muita gente andando na calçada. Lindo.

Por fim, sim, ter um sistema de transporte público eficiente ajudaria muito, ter metrô por São Paulo inteira seria um sonho. Mas ficar esperando isso acontecer e reclamando que não acontece é que não dá. O poder e a força da união das pessoas em uma comunidade fazem milagres. Que tal tentar?

Pronto, falei.

4 comments:

Mariana van Deursen said...

Vc tá certa... o pessoal está muito acomodado. Todo mundo prefere ficar horas sentado no banco de seu carro bem à vontade e sozinho, ouvindo a sua musiquinha e esperando chegar em casa. Ninguém troca essa "mordomia" por um exercício fisico maior, ou pela possibilidade de ficar de pé num ônibus. E até o ato de dar carona dá preguiça... e é por isso que os reclamões vão continuar sendo reclamões e culpados pelo trânsito dessa cidade.

π said...

Lu... apoio integral.
Estávamos mesmo falando sobre isso. Sobre como se as pessoas se mexessem um pouquinho tudo melhorava. Com menos carros, mais caronas, mais bicicletas, o ar melhorava, o trânsito melhorava, as pessoas iam ter menos alergias, iam a menos médicos depois do trabalho, iam se divertir mais, iam ser, resumindo: mais felizes.

Mas sabe uma coisa triste: o tempo verbal que usei em toda essa frase.
Como eu queria usar o presente ou mesmo o futuro do indicativo.

bjo!

Anonymous said...

Claro que também concordo, ainda mais depois de uma semana em Londres loucamente usando meu oyster para tudo quanto é canto. Mas para parte das soluções, como bicicleta ou ir a pé, acabam ficando complicadas por causa da segurança... E a parte do transporte público também não colabora nem um pouco.
Eu moro a 600 metros do meu trabalho e venho de carro pq por aqui um monte de gente (inclusive da Leo) é assaltada todas as semanas. A agência tem uma Van para nos levar para o estacionamento que fica a três quarteirões daqui, isso foi implementado depois de diversos funcionários assaltados e até sequestrados.
Adoraria poder vir a pé como já fiz anteriormente, mas antes atravessava a JK ou a Faria Lima e Cidade Jardim; agora com a Av. Bandeirantes e a insegurança do Brooklin tô fora...

christiana said...

Opa..tô fazendo a minha parte..eu e o marcos abrimos mão de um carro..e nos dividimos com 1 só. Ele anda de ônibus, eu dou carona, as vezes pego carona tb..mas, concordo que é pouco, muito pouco!
bjs