Wednesday, April 25, 2007

Por uns poucos trocados

Eu sabia que os Ingleses eram educados. Eles são conhecidos por isso há séculos. Tem até uma historinha aqui que diz que, se você estiver se afogando no rio Tâmisa, a coisa mais errada que você pode fazer é gritar "Help!". O correto, segundo os autores anônimos da tal historinha, seria dizer algo como "Com licença, senhor, desculpe, mas é que eu estava aqui imaginando se por acaso o senhor teria um minuto para me ajudar aqui, mas se não tiver tudo bem, é que estou com problemas e estava aqui imaginando se por acaso você poderia pegar aquela corda logo ali e me jogar...". :-)

Mas a novidade, afinal, não é a educação deles. É algo que até pode se parecer com educação - vez ou outra pode até confundir - mas não é. É bem mais que isso. É honestidade, pura e simples, misturada com gentileza e com civilidade. Vou explicar.

Logo na primeira semana aqui em Londres, fomos comprar um celular. Não tínhamos conta em banco, não tínhamos comprovante de residência, enfim, só nos restava comprar um pré-pago e colocar um crédito pra poder começar a fazer e receber ligações. Escolhemos o aparelho mais baratinho e pedimos pra colocar 50 libras de crédito. Um valor alto, mas não queríamos ter que ficar recarregando toda hora. Assim ficaríamos bastante tempo com o celular funcionando sem ter que nos preocupar. Pois é. Mas o vendedor não deixou! Disse que era muito, que ele recomendava no máximo 20 libras, para sentirmos realmente quanto dura o dinheiro e não exagerarmos nas ligações por termos muitos créditos. Eu saí de lá passada.

No mesmo dia, fomos a uma agência imobiliária para começar a procurar casa pra morar. O esquema das agências é o mesmo do Brasil - os corretores te levam pra ver um monte de propriedades e te enchem o saco até você escolher uma; ou trocar o seu número e sumir. A corretora que nos atendeu fez algumas perguntas rápidas sobre o que procurávamos e depois disse baixinho que eles, agências, cobravam um fee muito alto. Pelo que queríamos pagar, valia muito mais a pena achar algo direto do proprietário, disse ela. Conseguiríamos coisas bem melhores. Recomendou até um site pra gente procurar.

Situações assim foram acontecendo, dia após dia, e eu fui me acostumando. É bom, porque quanto mais pessoas são honestas ao seu redor, mais você treina. É como gentizela, sorriso e tudo mais que as pessoas têm de bom. Contagia.

Hoje fui comprar um jornal chamado "Campaign", que é tipo o "Meio e Mensagem". Pra ficar por dentro. Já estava com o dinheiro na mão quando a senhora, dona da banca, pegou o jornal e me disse "É melhor você não levar este jornal hoje. A próxima edição chega amanhã!".

Aí eu voltei a pensar no que faz esse povo ser assim. Será a falta de necessidade de ganhar com trocado? Será a educação? Não sei. Mas sei que enquanto o jeitinho brasileiro (a famosa manobra pra se dar melhor em todas as situações) existir, a propagação dessa fantástica contaminação de gentileza estará bloqueada. Por uns poucos trocados.

1 comment:

Anonymous said...

Nossa!! Isso que é civilidade... a gente se esquece morando no Brasil onde todo mundo quer ganhar vantagem. A mulher da banca provavelmente te venderia o jornal, e amanha vc descobriria a exemplar novo!
E depois ainda falam que os ingleses são frios! São reservados, sim! Mas frios não! Olha só quanta ajuda vc tem recebido!!
Que bom que tá dando tudo certo! Beijos