Wednesday, April 11, 2007

Comida ruim? Onde?

A primeira coisa que as pessoas falam sobre a Inglaterra é que a comida é ruim. De fato, a fama da culinária inglesa não é das melhores e não é à toa. Por séculos os ingleses não deram muita bola para suas refeições - não encaravam a gastronomia como arte, como seus irmãos franceses e italianos, por exemplo. Comer era um detalhe necessário. Mas de uns tempos pra cá as coisas mudaram. Muito. Cheguei aqui esperando o pior - tortas de rim e fish and chips a cada esquina. E dei de cara com uma Londres repleta de restaurantes maravilhosos - não ingleses, é claro - mas italianos, indianos, tailandeses.
Mas a maior surpresa mesmo veio quando comecei a viver como os Londrinos, e frequentar supermercados e os restaurantes de comida rápida que eles frequentam. Torta de rim? Fish and chips? Nada. Isso só existe nos pubs, tradicionais e quase mitologicos, cujo publico são os ingleses mais velhos (que não se acostumaram às novidades saudáveis, ou que não querem mesmo saber disso) e turistas.
Londres está tomada por uma onda healthy. É tudo De-tox (não só saudável como desintoxica do que há de ruim no seu organismo) e Organic. Até as marcas próprias dos supermercados têm uma linha inteira e vasta dos seus orgânicos, saudáveis e acessíveis. Até os produtos de limpeza vêm com avisos de redução de químicos e não-agressão ao meio-ambiente. É impressionante.






Seria lindo, se não tivessem também os chocolates belgas e queijos franceses pra estragar toda a minha dieta! :-P

1 comment:

Anonymous said...

E aí está o segredo da longevidade das pelancas da rainha. Sensacional. Agora deixa eu correr aqui antes que façam uma torta do meu rim. Beijo!