Friday, December 07, 2007

O Natal no hemisfério norte

Vivenciar a época de natal aqui na Inglaterra está sendo uma experiência nova e muito divertida.

Além do típico visual de natal que também temos no Brasil, com as ruas decoradas, luzinhas nas árvores, vitrines especiais, aqui a sensação é de que o natal é mais natal. O frio, a expectativa de neve - de verdade - e o inacreditável consumo fazem o natal ficar ainda mais presente nas nossas vidas nesta época.

É incrível a quantidade de produtos e "gift packs" diferenciados que eles inventam para as festas de fim de ano. Tudo, tudo, que vocês possam imaginar, tem. Todas as marcas fazem kits para presente. Desde os cosméticos - necéssaires ou bolsinhas lindas com vários creminhos, perfumes ou maquiagens dentro, até kits de golfe. Eu encontrei uma caixa que vinha com 3 bolinhas e uma máquina de imprimir as iniciais nas bolas. Isso mesmo, a máquina servia única e exclusivamente para marcar as iniciais do dono nas suas bolinhas de golfe. As bebibas, então, nem se fala. Garrafas de todos os tamanhos, com todas as combinações possíveis de copos e preços.
A lista é interminável. E não é só nas lojas caras, não. Fomos ao supermercado na semana passada e eu quase enlouqueci com o que vi. Dois corredores inteiros do Sainsbury's dedicados às ofertas especiais de natal. Coisas para a casa, objetos de decoração, latinhas de biscoitos, caixas de bebibas com copos, jogos, tudo.
Aquela história de que as pessoas aqui tem muito mais dinheiro sobrando para o supérfluo faz com que, nessa época, apareçam milhares de opções de presente "para quem já tem tudo". E dá nisso, caixas de chocolate em forma de sapato, escorpiões chineses (a preço de iguaria), pó que vira neve, vale-experiências (na "Virgin Experience Days", você pode comprar um vale-dirija-uma-Ferrari, ou um vale-viaje-de-balão, ou um vale-dirija-um-tanque-de-guerra, e assim vai). Desde que a preparação para o natal começou, vez em quando me pego sentindo uma espécie de desespero por receber tantas ofertas e não conseguir acompanhar comprando tanto. São tantas opções, é tanta variedade, que não fica difícil enlouquecer. Isso porque, claro, esquisitices à parte, a cultura européia, na minha opinião, tem muito mais bom gosto que a brasileira, e por preços acessíveis dá pra encontrar produtos muito bons e muito bonitos.

Mas nessa procura de presentes, nos passeios pelas ruas e pelas vitrines, nada superou no quesito quero-ser-diferente-neste-natal o que encontrei hoje. Estávamos procurando uma arvorezinha de natal pra colocar em casa. E não é que me deparo com não uma, mas dezenas de árvores de natal de ponta-cabeça? Pela quantidade que encontrei, se trata praticamente de uma tendência. Será mesmo que as pessoas estão comprando isso para suas casas? Vocês comprariam?



6 comments:

Unknown said...

Mas se a árvore está upside-down, onde colocamos os presentes?

Anonymous said...

hahahaha
to jeito que vc ta alucinada não duvidaria se vc dissesse que comprou uma dessas!!!
Saudades!! Bjos

π said...

não, não, não!!

Rodolfo Barreto said...

Hahahaha
Sensacional.
Fica aí embaixo que protege da neve :)

Anonymous said...

achei uma neve de ponta cabeça tb, mas presa no teto. essa sim desafia qualquer um a colocar os presentes.
tá no meu blog!
bjo pros dois e até já!

Anonymous said...

Upside down. Who´s to say what´s impossible and can´t be found. I don´t want this feeling to go away!!!
Lu, aproveita mto!!! Nossa pode comprar umas coisinhas para mim tbem depois te pago!!
ADOOROOOOOO
Beijos